PROTEJA AS CRIANÇAS!
PROTEJA AS CRIANÇAS!
Como resultado dos nossos esforços contínuos para manter o conteúdo explícito longe de pessoas idosas, elaboramos este documento para ajudar os pais a entender como proteger os seus filhos de conteúdo online inadequado/adulto.
O primeiro passo para proteger os seus filhos é instalar o software de controlo parental no seu computador. Alguns dos mais conhecidos e respeitados pacotes de software de controlo parental são o CyberPatrol, Net Nanny e Safety surf.
Como funciona o software de controlo parental?
O software de controlo parental funciona bloqueando o acesso a sites e conteúdo online específicos. Na maioria dos casos, quando compra o software, este já contém uma grande lista de sites que são inadequados para as crianças. Pode então atualizar o software através do site do fabricante ou, em alguns casos, o software irá atualizar-se.
Outra maneira são os softwares de filtragem que bloqueiam sites com base em palavras-chave, como 'vagina, pênis ou sexo'. No entanto, o software de filtragem não precisa de bloquear apenas o acesso a material orientado para adultos. Pode configurar o software para filtrar temas como tabaco, drogas e cultura de drogas, álcool, violência e racismo. A maioria das famílias tem mais de um computador ou dispositivo para navegar na Internet. Por favor, instale o software em todos os dispositivos em que é possível navegar na Internet. Proteja todos os dispositivos e softwares com uma palavra-passe.
Nenhuma garantia à exposição de conteúdo inadequado
A instalação de softwares de filtragem não garante que as crianças não sejam expostas a algum material inadequado online. Surgem novos sites todos os dias, por isso é importante manter o seu software atualizado. Além disso, saiba como o seu software de navegação na Internet funciona para que possa verificar os sites que a sua família visitou (trata-se da funcionalidade 'histórico' que exibe uma lista de sites visitados através do navegador da Web).
Conversar com os seus filhos sobre os possíveis perigos que existem na Internet e supervisionar a sua navegação na Web ainda são as melhores maneiras de os proteger.
Converse com os seus filhos sobre o seguinte:
- não contar nada sobre si ou sobre a família a estranhos que conheca online.
- as pessoas na Internet podem facilmente fingir ser outra pessoa e podem, de facto, ser predadores à procura de abusar de crianças.
- ensine os seus filhos que nunca devem encontrar um novo amigo online sem a presença de um adulto.
- nunca enviar fotos para estranhos online e se eles tiverem uma foto nua de alguém, peça para lhe informarem imediatamente.